2006/09/11

Saiam das árvores!



Sempre que penso nos passos que levam uma pessoa do CAD 2D para o BIM 3D, vem-me à ideia esta imagem.

Os hominídios sairam das árvores para caçar na savana, foram gradualmente evoluindo até chegar ao Homo Sapiens.

O mesmo se passa com os utilizadores de CAD.
A sua passagem para o BIM faz-se de uma maneira gradual, por etapas.

Na minha experiência, as etapas são 4, embora se possam sobrepor:

1.º- Automatização dos desenhos. A maior motivação de largar um CAD 2D em favor de um BIM é sem dúvida a possibilidade de ter desenhos (plantas, cortes, alçados e pormenores) automáticos, que se actualizam de acordo com as alterações introduzidas no modelo, sem erros entre eles.

2.º- Renderings. Uma vez que temos a nossa maquete virtual, podemos retirar imagens de síntese de graça. Instantâneamente.

3.º- Decisões ao nível do design. Quando o uso da ferramenta informática se torna mais intuitivo e menos trabalhoso, descobrimos que a realização de várias hipóteses de projecto e sua validação, com base na maquete virtual, substitui com vantagem todos aqueles esquiços sem escala e com perspectivas distorcidas e enganadoras (voltarei a este assunto noutro post, pois sei que é uma opinião bem polémica).

4.º- True BIM. Após dominar todas as técnicas anteriores, descobrimos e começamos a usar o verdadeiro potencial da nossa maquete. Retiramos dela mapas de vão e acabamentos, quantidades de materiais,e toda aquela informação chata e trabalhosa. Podemos fazê-lo quase desde o primeiro instante do projecto, beneficiando, por exemplo, de estimativas rigorosas das várias hipótsese de design. Em tempo real, sem trabalho extra (quase).

Este processo leva anos, pois além de estarmos na presença de ferramentas informáticas de grande complexidade, muitas vezes temos que "desaprender" conceitos e preconceitos.

Quando me perguntam qual a melhor maneira de convencer alguém a largar o CAD 2D e adoptar a metodologia BIM, que assusta qualquer um, o meu concelho costuma ser: Vão por passos. Concentrem-se nas vantagens imediatas, no primeiro passo, os desenhos automáticos.

Saiam das árvores!

2 comentários:

Anónimo disse...

Resta um 5º passo que diz respeito à colaboração com o Engenheiro, sempre em formato BIM.

;)
smartengineering.blogspot.com

Miguel Krippahl disse...

Tem razão :)