2007/05/01

O BIM na Universidade



Como assitente convidado do Curso de Arquitectura da Universidade Católica Portuguesa, leccionando CAD, SIG e Multimédia, tenho desenvolvido com os alunos algum trabalho experimental, ao nível do projecto, integrando as T.I.

A título de exemplo, apresento um exercício concreto realizado na cadeira do 3.º ano, ou seja, a meio do percurso.

Aos alunos foi dado um programa teórico, que consistia num loteamento fictício, esquemático, onde cada aluno iria construir a sua habitação.

Como metodologia de projecto, os alunos foram desaconselhados (mas não proibidos) de usar qualquer suporte analógico.

O factor determinante deste exercício foi que cada projecto, embora desenvolvido individualmente, estivesse residente numa base de dados comum.

Sendo que os computadores do Laboratório de Informática de Arquitectura se encontram ligados em rede, cada aluno trabalhava numa cópia local, fazendo frequentemente o upload dos seus dados para o ficheiro central, e também o download dos trabalhos dos colegas a partir desse ficheiro.

Tornou-se assim possível ter 14 alunos a trabalharem simultaneamente sobre uma base comum.

Conforme tinha sido pressuposto, foi possível verificar que os trabalhos se foram influenciando mutuamente com o desenvolver dos projectos.

Este exercício, para além de simular e estimular o trabalho colaborativo entre arquitectos, pretendeu demonstrar que o conceito de bases de dados digitais aplicadas à arquitectura significa necessariamente uma redefinição na arte de projectar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonito, A luz está bem crontrolada. Lightworks ???
Já agora a animação foi toda feita no AC ???

Paulo G

Miguel Krippahl disse...

A modelação foi toda feita pelos alunos, em ArchiCAD 10.

A atribuição de texturas, luzes e animação de cãmaras foi feita em Artlantis Studio, e a montagem dos clips em Windows Movie Maker 2, por mim, para fins didáticos.

Unknown disse...

Brilhante, com recursos "simples" um resultado tão bom. Suponho que a parte da animação onde os edificios "crescem " e se desenvolvem tambem foi no artlantis.....
Ora aí está uma coisa que eu gostava de saber fazer.

Já agora, parabens pelo ultimo artigo da cadproject... até dei pulos!!! So tenho de descobrir uma função semelhante para guardas... vida de newbie não é facil.
Não ha um sitio em portugues onde possa fazer umas perguntas de AC ???

Obrigado pela pachorra :)

Paulo G

Miguel Krippahl disse...

Paulo

O "crescimento" das habitações obtém-se a partir de 3 filmes, cada um num estágio diferente de construção.

Quanto ao sítio para fazer perguntas sobre o AC, em português, recomendo o http://inforforum.s10.forumsplace.com/index.php
Há lá sempre alguém que responda.

Adriano Sales disse...

Professor e amigo Miguel, enviei agora e-mail com uma boa proposta para nós e para nossos alunos de Portugal e do Brasil.
O que pensa de um exercício envolvendo nossas universidades,nossos alunos,usando novas tecnologias (Internet e tecnologia BIM)além Mar?
Aguardo o seu valioso retorno.
Forte Abraço

adriarchi@hotmail.com