2008/01/04

Tendências

Tenho estado ausente, por uma série de razões, que ficarão resolvidas em breve.
De qualquer maneira, queria partilhar convosco esta pesquisa feita no Google trends:


Revit a subir.
Microstation e Vectorworks a descer.
Archicad estável, a liderar (por enquanto).

Também é bastante interessante comparar os resultados por paises. Tanto no caso do Revit como do Archicad, Portugal aparece no grupo dos 10 paises que mais usam o Google para procurar informação sobre estes dois produtos.
Tendo em conta o tamanho do nosso país, dá que pensar...



4 comentários:

Anónimo disse...

Oi Colega,

Uso o Allplan há 5 anos, software alemão que ainda está pouco difundido aqui no Brasil. Vendo seus texto fiquei preocupado pelo fato de você não ter usado ele como comparativo da análise...pergunto,...ele está bem difundido na Europa!!...você conhece esse programa!!
Gostaria de compartilhar idéias com você pois estou programando um mestrado para estudar a aplicação da tecnologia BIM no processo de produção de estudantes de arquitetura,...
abraços,
Antonio

Miguel Krippahl disse...

Bom doa António

De facto, o erro é meu.

Como o Allplan e o Vectorworks são ambos comercializados pela Nemetschek, presumi que fossem o mesmo programa com nomes diferentes para mercados diferentes.

Aparentemente não será assim.

Confesso que nunca conheci nenhum utilizador avançado de nenhum dos programas (nem de Revit), pelo que não posso opinar sobre a qualidade deles.

Quanto ao mestrado, acho óptimo, e estou diponível para qualquer conversa que queira ter.

Pode contactar-me pelo skype miguel.krippahl

Adriano Sales disse...

Caríssimo amigo Miguel, também tenho andado ausente, tempos curtos. Tenho uma curiosidade. Sabes ao acaso como as discussões relativas a tecnologia BIM, foram tratadas neste último congresso internacional de Arquitetos realizado em Turim (julho de 2008)?
Forte abraço

Miguel Krippahl disse...

Boas
Eu limitei-me a dar ua vista de olhos ao programa (curiosamente na altura estava em Itália) mas não vi lá nada referido.

A ideia que eu tenho é que os arquitectos Italianos, à semelhança dos Portugueses, gostam de tratar de assuntos mais esotéricos.